Com o objetivo de oferecer ações de saúde e de enfrentamento à sífilis foi disponibilizado, para os moradores da região Petrolândia, nos dias 8 e 15/12, testes rápidos de sífilis, hepatite B/C e HIV, na Unidade Básica de Saúde - UBS Duque de Caxias, das 17 às 20h. Os moradores também receberam orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis - ISTs.
Mais de 80 moradores da região participaram das testagens, facilitando o início do tratamento para sífilis. Segundo a diretora do Distrito Sanitário do Petrolândia, Irani Pimenta, as pessoas que apresentaram testagem positiva foram encaminhadas para as equipes de saúde mais próximas da sua residência, para acompanhamento do tratamento e continuidade do cuidado.
“Os casos de sífilis têm aumentando no país, constituindo um grave problema de saúde pública. É responsabilidade tanto da sociedade civil quanto do governo atuarem no enfrentamento. O SUS Contagem disponibiliza testagem rápida para sífilis, favorecendo um resultado rápido que possibilita o tratamento precoce”, afirmou.
De acordo com Irani, a sífilis é uma doença comum, de fácil transmissibilidade e graves consequências, principalmente em gestantes. “A doença é facilmente diagnosticada. Como uma infecção sexualmente transmissível, ela acomete homens e mulheres”, destacou.
Paola Gabrielly de Souza, professora, 23 anos, achou a iniciativa dos testes muito boa. “Quero ressaltar o trabalho da equipe da UBS, profissionais educados, com respostas precisas e rápidas. Achei esta testagem muito importante para a comunidade, o exame é rápido e prático”, contou.
Anderson Nunes Rodrigues, autônomo, 34 anos, disse que o atendimento foi excelente. “Eu fiz todos os exames e passei pela odontologia também. Todos os profissionais foram maravilhosos”.